terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Observasão na sala de aula.

Durante seis meses de pesquisa foi constatado que as criança com maio dificuldades são exatamente , aquelas que estão com algum tipo com fritos emocional, com essas dificuldades, tombe vai refletir no seu desempenho escola. com esse trabalho cerca de 10% desses alunos são filhos de pais separados que tombem,separa dos filhos deixando assim esas crianças, sen referencia, tornado a sim rebeldes, fazendo com quer sejam pelo menos notados, 1%perdeu pai,mãe,vivem com avô ater perder tombem é criança que fase xi xi na cama e presisa de acompanhamento,com psicólogo. 15%dos pais construirão outra familia mais afastarão dos fihlos por algum motivo,são criança, extremamente carente que precisa que seu professor seja mais flexível para que eles desenvolva, são capas de ser criativo. esses alunos de escola publica. segundo,pesquisa:Em função dessa estrutura, e principalmente das conseqüência sociais, familiares e pessoais, os modelos de atendimento estruturam-se de formas variadas, tendo-se que considerar os aspectos sócio-econômicos e políticos da sociedade onde são inseridos. [ marilene soares de oliveira. 14/12/2009 estudante de pedagogia]

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Concepção de Infancia.

Na educação Infantil, seguindo Àries na concepção de infância dos dias atuais é bem diferente de alguns século atrais. E importante salientar que a visão que se tem da criança é algo historicamente construindo, por isso é que se pode perceber os grandes contrastes em relação ao sentimento de infância no decorre dos tempos. o que hoje pode parecer uma aberração, como a indiferença destinadaDentro desse cenário aumenta-se a discussão de como se deve educar as crianças. Pensadores como Comênio, Rousseau, Pestalozzi, Decroly, Froebel e Montessori configuram as novas bases para a educação das crianças. Embora eles tivessem focos diferentes, todos reconheciam que as crianças possuíam características diferentes dos adultos, com necessidades próprias (OLIVEIRA, 2002).

No século XX, após a primeira Guerra Mundial, cresce a idéia de respeito à criança, que culmina no Movimento das Escolas Novas, fortalecendo preceitos importantes, como a necessidade de proporcionar uma escola que respeitasse a criança como um ser específico, portanto, esta deveria direcionar o seu trabalho de forma a corresponder as características do pensamento infantil.

Na psicologia, na década de 20 e 30, Vygotsky defende a idéia de que a criança é introduzida no mundo da cultura por parceiros mais experientes. Wallon destaca a afetividade como fator determinante para o processo de aprendizagem. Surgem as pesquisas de Piaget, que revolucionam a visão de como as crianças aprendem, a teoria dos estágios de desenvolvimento. As teorias pedagógicas se apropiam gradativamente das concepções psicológicas, especialmente na Educação Infantil, impulsionando o seu crescimento.

No contexto de pós-segunda Guerra mundial, surge a preocupação com a situação social da infância e a idéia da criança como portadora de direitos. A ONU promulga em 1959, a Declaração dos Direitos da Criança, em decorrência da Declaração dos Direitos Humanos, esse é um fator importante para a concepção de infância que permeia a contemporaneidade, a criança como sujeito de direitos.

4. O HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

A história da Educação Infantil no Brasil, de certa forma, acompanha os parâmetros mundiais, com suas características próprias, acentuada por forte assistencialismo e improviso. As crianças da área urbana eram colocadas nas “rodas expostas” para serem recolhidas pelas instituições religiosas, muitas dessas crianças eram de mães que pertenciam às famílias tradicionais.

No início do século XIX, para tentar resolver o problema da infância, surgem iniciativas isoladas, como a criação de creches, asilos e internatos, que eram vistos como instituições destinadas a cuidar de crianças pobres. Estas instituições apenas encobriam o problema e não tinham a capacidade de buscar transformações mais profundas na realidade social dessas crianças.

No final do século XIX, com o ideário liberal, inicia-se um projeto de construção de uma nação moderna. A elite do país assimila os preceitos educacionais do Movimento das Escolas Novas, elaboradas nos centros de transformações sociais ocorridas na Europa e trazidas ao Brasil pela influência americana e européia. Surge no Brasil a idéia de “jardim-de-infância” que foi recebida com muito entusiasmo por alguns setores sociais, mas gerou muito discussão, pois a elite não queria que o poder público não se responsabilizasse pelo atendimento às crianças carentes. Com toda polêmica, em 1875 no Rio de Janeiro e em 1877 em São Paulo, eram criados os primeiros jardins-de-infância, de caráter privado, direcionados para crianças da classe alta, e desenvolviam uma programação pedagógica inspirada em Froebel (OLIVEIRA, 2002).

Na metade do século XX, com a crescente industrialização e urbanização do país, a mulher começa a ter uma maior inserção no mercado de trabalho, o que provoca um aumento pelas instituições que tomam conta de crianças pequenas. Começa a se delinear um atendimento com forte caráter assistencialista.

Nos anos 70, o Brasil absorve as teorias desenvolvidas nos Estados Unidos e na Europa, que sustentavam que as crianças das camadas sociais mais pobres sofriam de “privação cultural” e eram colocadas para explicar o fracasso escolar delas, esta concepção vai direcionar por muito tempo a Educação Infantil, enraizando uma visão assistencialista e compensatória, como afirma Oliveira:

conceitos como carência e marginalização cultural e educação compensatória foram então adotados, sem que houvesse uma reflexão crítica mais profunda sobre as raízes estruturais dos problemas sociais. Isso passou a influir também nas decisões de políticas de Educação Infantil (OLIVEIRA, 2002:109).

Dessa forma, pode-se observar a origem do atendimento fragmentado que ainda faz parte da Educação Infantil destinada às crianças carentes, uma educação voltada para suprir supostas “carências”, é uma educação que leva em consideração a criança pobre como um ser capaz, como alguém que não responderá aos estímulos dados pela escola.

Nos anos 80, com o processo de abertura política, houve pressão por parte das camadas populares para a ampliação do acesso à escola. A educação da criança pequena passa a ser reivindicada como um dever do Estado, que até então não havia se comprometido legalmente com essa função. Em 1888, devido à grande pressão dos movimentos feministas e dos movimentos sociais, a Constituição reconhece a educação em creches e pré-escolas como um direito da criança e um dever do Estado.

Nos anos 90, ocorreu uma ampliação sobre a concepção de criança. Agora procura-se entender a criança como um ser sócio-histórico, onde a aprendizagem se dá pelas interações entre a criança e seu entorno social. Essa perspectiva sócio-interacionista tem como principal teórico Vigotsky, que enfatiza a criança como sujeito social, que faz parte de uma cultura concreta (OLIVEIRA,2002).

Há um fortalecimento da nova concepção de infância, garantindo em lei os direitos da criança enquanto cidadã. Cria-se o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente); a nova LDB, Lei nº9394/96, incorpora a Educação Infantil como primeiro nível da Educação Básica, e formaliza a municipalização dessa etapa de ensino.

Em 1998, é criado RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil), um documento que procura nortear o trabalho realizado com crianças de 0 à 6 anos de idade. Ele representa um avanço na busca de se estruturar melhor o papel da Educação Infantil, trazendo uma proposta que integra o cuidar e o educar, o que é hoje um dos maiores desafios da Educação Infantil. É preciso afirmar que as propostas trazidas pelo RCN só podem se concretizar na medida em que todos os envolvidos no processo busquem a efetiva implantação das novas propostas, se não ele vai se tornar apenas um conjunto de normas que não saem do papel.

5. Considerações Finais

Através desse estudo histórico, pode-se constatar que o conceito de infância repercute fortemente no papel da Educação Infantil, pois direciona todo o atendimento prestado à criança pequena. Dessa maneira, a Educação Infantil está intrisicamente ligada ao conceito de infância, tendo a sua evolução marcada pelas transformações sociais que originaram um novo olhar sobre a criança.

A educação voltada para criança pequena só ganhou notoriedade quando esta passou a ser valorizada pela sociedade, se não houvesse uma mudança de postura em relação à visão que se tinha de criança, a Educação Infantil não teria mudado a sua forma de conduzir o trabalho docente, e não teria surgido um novo perfil de educador para essa etapa de ensino. Não seria cobrado dele especificidade no seu campo de atuação, e a criança permaneceria com um atendimento voltado apenas para questões físicas, tendo suas outras dimensões, como a cognitiva, a emocional e a social despercebidas.

Não se pode perder de vista, que o conceito de infância construído pela humanidade ocasionou uma padronização da criança, como se esta fosse um ser universal, sem características próprias de cada sociedade e de cada contexto histórico.

Por isso, a Educação infantil terminou sendo um bem da criança burguesa, e uma proposta distante das crianças pobres. Apesar da Educação Infantil no Brasil ter sido institucionalizada como direito das crianças, poucas têm acesso a um atendimento de qualidade, com professores que desconhecem os pressupostos pedagógicos que devem direcionar o trabalho com crianças pequenas, descaracterizando a especificidade da Educação Infantil.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

ARIES, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro. LTC,1978.

FRABBONI, Franco. A Escola Infantil entre a cultura da Infância e a ciência pedagógica e didática. In: ZABALZA, Miguel A. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre. Artmed, 1998.

KRAMER, Sônia. A Política do pré-escolar no Brasil: A arte do disfarce. 7ª edição. São Paulo: Cortez, 2003.

LOUREIRO, Stefânie Arca Garrido. Alfabetização: uma perspectiva humanista

e progressista. Belo Horizonte. Autêntica, 2005.

OLIVEIRA, Zilma Rams de Oliveira. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.

Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretária de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF,1998. Vol.1.

ANGELA DA SILVA SOARES
PEDAGOGA LICENCIADA PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA E ESTUDANTE DE PSICOPEDAGOGIA PELA ACEB (ASSOCIAÇÃO CLASSISTA DE EDUCAÇÃO DA BAHIA)
Ads by Google
Primetime Berçário
Educação Infantil. Desenvolva Todo o Potencial de 0 a 5 anos. Morumbi. www.primetimecd.com.br
Fraldas Personal Baby
Conheça as Novas Fraldas com Total Absorção e Alta Barreira Lateral! Personal.com.br/
Colégio SEG - Goiânia -
Educação Infantil -Ens. Fundamental Excelência na educação de seu filho www.colegioseg.com.br
Avalie este artigo:5 / 5 Estrelas - 1 Votos

i
Comentar



Captcha
0
1. Patrícia Benevides dos Santos (23:58, 17.11.2009)
Muito interessante o artigo. É importantante os profissionais de educação, principalmente aqueles que atuam em escolas de Educação Infantil, se apropriarem de fundamentos teóricos.
A reflexão parte da história da infância até a atualidade. Parabéns!
0
2. elaine (22:12, 15.09.2009)
esses artigos são otimos;é uma base para quem está ingressando na profissção proposta.

  • Últimos Educação Infantil artigos
  • Mais artigos de ANGELA DA SILVA SOARES

Atividade Lúdica Na Pré-Escola (Primeiro Ano Do Novo Ensino Fundamental De 9 Anos)

Por: Rosiane Francine Machado | 01/12/2009
A pesquisa teve por objetivo verificar qual o acervo lúdico de crianças da 1ª série do ensino fundamental de 9 anos de uma escola pública de Joinville, em seu cotidiano familiar e escolar identificando os momentos de intervenção profissional do professor de Educação Física durante a atividade lúdica. A coleta de dados foi realizada através de questionários enviados aos pais e alunos e analises das aulas de Educação Física em uma Escola Pública da cidade de Joinville - SC.

O Ato De Brincar Inserido Na Prática Do Professor De Educação Infantil

Por: Macilene silva macêdo | 30/11/2009
Resumo: O artigo refere-se ao ato de brincar inserido na prática do professor de Educação Infantil, esclarecendo e analisando a partir dos teóricos o valor atribuído ao ato de brincar e o espaço reservado para o mesmo no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, foi embasado em pesquisas bibliográficas com uma linha qualitativa e de caráter exploratório em que foi possível ter como resultado a descrição do valor ao ato de brincar como também a prática pedagógica devida dos professores de Educação Infantil, uma vez que a brincadeira faz parte da infância da criança e que muitas vezes esse ato é ignorado pelo professor. Brincando, a criança está continuamente redescobrindo a si mesma, pois o brincar é uma atividade de aprendizagem.

Psicoterapia E Inclusão Com Jogo De Xadrez

Por: William Pereira | 29/11/2009
Foi realizado no Colégio Evangélico Leôncio J. de Santana um laboratório de xadrez com crianças entre seis a dez anos de idade. Este trabalho teve como objetivo dar subsídios para afirmar as teorias estudadas em relação a pratica deste jogo com crianças nesta faixa etária. A Iniciativa é do Clube de Xadrez Pensart da Escola Estadual Jerônimo Rosado. Assessorado pela professora Martha Cristina Maia que acreditando nas afirmações do professor cedeu o espaço e seus alunos. Estamos ampliando a pesqu

A Educação Psicomotora No Processo Educacional De Crianças

Por: William Pereira | 29/11/2009
EDUCAÇÃO PSICOMOTORA OU DA PSICOMOTRICIDADE. Nesta aplicação a educação psicomotora é entendida como uma metodologia de ensino que instrumentaliza o movimento humano enquanto meio pedagógico para favorecer o desenvolvimento da criança, conforme a define LE BOULCH (1983). Os princípios fundamentais dessa metodologia são oriundos da psicomotricidade que, enquanto área de conhecimento, estuda a conduta motora no processo de desenvolvimento do ser humano.

Jogos E Brincadeiras Como Auxílio No Processo Ensino Aprendizado

Por: Vânia Cristina Rodrigues Ortiz | 26/11/2009
O brincar tem contido nele os mais diferentes e valores que são suas virtudes e os seus pecados. Virtudes, porque na essência, eles são constituídos de princípios generosos que permitem a revitalização permanente. Pecados porque o brincar pode ser também manipulados e desviados para as mais diferentes finalidades ou objetivos, podendo comprometer a verdade. Vânia Ortiz – Pedagoga Especialista Psicopedagogia Clinica e Educacional

Atividades Que Auxiliam A Educação Infantil Nas Escolas

Por: Beatriz Gonzales | 25/11/2009
A educação infantil é uma responsabilidade que exige dedicação diária dos pais e educadores. Dicas de Atividades que auxiliam a Educação Infantil nas Escolas.

Educação Com Qualidade, Sobretudo, Com Conteúdo

Por: Adilene de Assunção | 23/11/2009
Se não houver um conhecimento significativo, também não haverá um ensino de qualidade nas escolas, portanto as instituições devem preparar melhor os futuros atuantes da área Educacional.

O Brincar Na Aprendizagem

Por: joliany | 16/11/2009
Este tema busca mostrar de que devemos vencer os desafios e lutar para ter o brincar como uma ferramenta a mais para a busca do conhecimento,onde o professor possa trabalhar com o aluno em sala de aula de forma ludica, é mostrar que somos educadores e não apenas um professor profissional que da a sua aula e pronto, devemos mostrar que estamos sim preocupados em oferecer uma educação de qualidade a nossos alunos, buscando formar cidadãos críticos e através do brincar podemos trabalhar tudo isso.

a criança pequena, ah sec, atrais era algo absolutamente normal.